terça-feira, 10 de março de 2009

Correspondente em Israel


Nós do blog Repórter Esportivo, firmamos um acordo com o estudante de comunicação da PUCRS, Gustavo Teitelbaum, que passará um ano em Israel - país marcado por diversos conflitos envolvendo questões partidárias, culturais e religiosas. Nosso novo correspondente, enviará os verdadeiros fatos e revelará as novidades futebolísticas de uma cultura pouco conhecida aqui. Israel será desvendado no Repórter Esportivo, acompanhe a saga deste aventureiro aqui.


Israel, a mudança


Estou indo viajar, para um destino no mínimo fora do comum, chamado Israel. Pretendo conviver com as mais diversas culturas no país onde todas estas se encontram, para que assim eu possa adquirir a minha da melhor forma possível. Irei passar um ano lá, fazendo um programa para estudantes.

Foi com o maior prazer que recebi o convite do grande amigo e idealizador do Repórter Esportivo, Voltaire Santos, de ser um correspondente internacional do blog, tratando dos assuntos mais interessantes que o mundo poderá me apresentar, dando um enfoque maior no futebol, é claro.

Sou um grande apreciador do futebol, tenho um bom conhecimento tático e técnico deste e espero poder contribuir com vocês nesta nova empreitada que começou dia 23 de Fevereiro, em Israel. Manterei vocês informados, sempre que possível, da situação “caótica” que a Globo diz que vive atualmente o Oriente Médio, colocando sempre o futebol à tona de toda e qualquer notícia.

Israel tem sim futebol. O primeiro esporte nacional é o vôlei, o segundo o basquete e o terceiro o futebol, que anda despontando rumo à liderança no coração dos israelenses. O país que possui o terceiro melhor exército do mundo e que é menor que o menor estado brasileiro(Sergipe), anda exportando talentos importantes para os grandes times europeus, como quase todo país pequeno hoje em dia. Yossi Benayoun, atualmente no Liverpool, é o nosso maior exemplo e o maior ídolo do futebol nacional.

Com um dos mais fáceis grupos das eliminatórias européias para a copa do mundo de 2010, Israel promete não decepcionar os fãs do seu futebol. O time de jovens talentos e algumas afirmações como o grande centroavante, em boa fase, Yaniv Katan (pequeno, em hebraico) e o famoso matador Roberto Collauti (Ex-Boca Juniors), maior artilheiro das últimas temporadas, promete não decepcionar os israelenses que sempre reclamaram não ter atacantes. A dupla de ataque do Maccabi Haifa, Katan e Collauti, certamente não irá deixar a chance única, de jogar uma copa do mundo, cair por água abaixo e prometem fazer força para combater seus maiores rivais, Suíça e Grécia, no grupo 2 das eliminatórias européias.

Bom, por hoje era isso. Deu para criar uma expectativa do que virá por aí, num ano que tende a mostrar uma grande Libertadores da América, com os brasileiros e o Boca Juniors(como sempre) largando como favoritos e que certamente irá nos revelar um futebol muito desconhecido, que se encaminha bem para a sua segunda Copa do Mundo(Israel só participou da Copa de 1970 até hoje).

Nenhum comentário:

Postar um comentário